Publicidade

CNH: Saiba como tirar sua habilitação sem pagar nada

Redação   |   20-05-2024   |   Benefícios

A Carteira de Habilitação Nacional (CNH) é o documento principal e indispensável para os motoristas, uma vez que é através deste documento que é possível que a autoridade policial identifique se uma pessoa está apta ou não para dirigir um veículo quando o condutor é parado em uma blitz.

Além disso, quando o condutor é parado em uma blitz, por exemplo, caso esteja com a CNH vencida ou  sem sua CNH, o motorista ainda pode correr o risco de ganhar multas e até mesmo ter seu veículo apreendido.

Publicidade

Apesar de uma carteira de habilitação hoje em dia ser considerada indispensável inclusive para muitas vagas de emprego, a verdade é que ainda existe uma boa parcela da população que não consegue acessá-la devido ao alto custo. 

E com isso, o Departamento Detran todos os anos disponibiliza vagas gratuitas para as pessoas que querem tirar sua habilitação de forma gratuita, mas que não possuem renda e nem condições financeiras.

Por isso, confira agora mesmo como obter sua CNH gratuitamente por meio do “projeto CNH Social” e conseguir ter uma carteira de habilitação de gratuita.

Saiba como tirar sua CNH gratuitamente

O que é projeto CNH Social?

O “projeto CNH Social”, aprovado pela Câmara dos Deputados e pela Comissão de Viação e Transportes, tem como principal objetivo principal disponibilizar uma CNH gratuita para pessoas que pertencem a famílias que têm baixa renda e, por isso, que não possuem condições de pagar para tirar uma habilitação.

Afinal, foi percebido pelo estado que ter uma habilitação é algo importante para que as pessoas possam se recolocar no mercado de trabalho de forma mais abrangente e assim, conseguirem sustentar suas famílias de forma mais segura.

Imagem (Fonte: Google)

Neste sentido, o programa CNH Social é uma das iniciativas do governo no combate a desigualdade social em nosso país.

Quem pode fazer parte do CNH Social?

Todos os anos o Detran abre vagas para participar do programa. Nele, os cidadãos que fazem parte dos programas sociais do “Governo Federal” ou algum outro tipo de benefício, podem participar do “Programa Habilitação Social – CNH”, em que estudantes e adultos que ainda não possuem uma carteira de habilitação possam obter direito a ter sua CNH gratuita

Podem participar também do programa integrantes de famílias que tenham baixa renda e que já possuam a sua inscrição no Cadastro Único.

No entanto, vale lembrar que um dos principais requisitos necessários para a aprovação para uma vaga para ter uma CNH gratuita é ter renda máxima de dois salários mínimos, o que hoje em dia é bem comum para os brasileiros. 

Além disso, pessoas que recebem algum tipo de auxílio do governo, estudantes de escolas públicas ou pequenos agricultores também podem solicitar uma CNH gratuita.

Como se cadastrar para ter direito a uma CNH gratuita?

Para se cadastrar no Programa CNH Social e conseguir tirar sua primeira habilitação de forma gratuita, é preciso ficar de olho no site do Detran de seu estado e aguardar a abertura do edital com vagas para a habilitação e ter idade mínima de 18 a 25 anos.

Posts relacionados
Apple Card: Saiba como fazer o pedido hoje
Apple Card: Saiba como fazer o pedido hoje Se você é cliente Apple e está sempre antenado com as novidades da
Cartão de crédito do Bank of America: como solicitar e muito mais
Cartão de crédito do Bank of America: como solicitar e muito mais Você já ouviu falar no Bank of America (BofA)? Quer saber mais
Relembre os programas de TV favoritos da nossa infância!
Relembre os programas de TV favoritos da nossa infância! Ah, que saudades daquela época em que a televisão aberta era a
Com apenas 16 anos, jovem supera Bolt em recorde de mais de 20 anos
Com apenas 16 anos, jovem supera Bolt em recorde de mais de 20 anos A Jamaica realmente tem do que se gabar, principalmente quando

Work News © 2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Facebook, Inc.