Publicidade

Como utilizar a nota do Enem 2023 para entrar na Faculdade

Nila   |   20-05-2024   |   Aplicativos

O Enem 2023 ocorre, como de costume, em duas etapas: nos dias 5 e 12 de novembro. Neste ano, quase 4 milhões de estudantes se inscreveram para a maior prova que garante ingresso no ensino superior do país. 

Em época de prova, candidatos de todo o país desejam saber como utilizar a nota da prova para conseguir uma vaga em uma universidade. Adiantamos, portanto, que há diversas maneiras. 

Publicidade

O Exame Nacional do Ensino Médio é a prova cuja nota garante a participação em diversos programas do governo que auxiliam jovens, sobretudo de baixa renda, a entrar no ensino superior. 

Deste modo, por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os estudantes têm muitas chances de conseguir estudar em instituições públicas e privadas de ensino. 

Quer saber mais detalhes sobre como usar a sua nota do Enem 2023 para entrar na faculdade? Então, continue lendo este artigo!

Como usar a nota do Enem 2023 para entrar na faculdade? 

Como mencionamos acima, são várias as formas como os estudantes podem utilizar sua pontuação do Enem para ingressar no ensino superior. O Governo Federal conta com diversos programas sociais que existem com o objetivo de democratizar a entrada em universidades públicas e privadas. 

Também vale lembrar que existe um aplicativo por meio do qual os estudantes podem acompanhar sua inscrição e sua nota no exame a fim de verificar suas possibilidades de ingresso nas instituições de sua preferência. O app do Enem, desenvolvido pelo Inep, está disponível para dispositivos Android e iOS.

Além disso, diversas instituições privadas de ensino contam com programas próprios que permitem o uso da nota do Enem para o ingresso. Confira a seguir:

Como utilizar a nota do Enem 2023 para entrar na Faculdade

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

Este é o programa do governo que permite que estudantes utilizem sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio para conseguir uma vaga em uma universidade pública. Para isso, é importante estar atento ao calendário do programa. Então, faça sua inscrição, inserindo a nota do Enem e indicando a primeira e segunda opções de curso superior. 

Programa Universidade para Todos (ProUni)

Enquanto o SiSU é voltado para a garantia de ingresso dos estudantes em instituições públicas, o ProUni permite que os candidatos usem a nota do Enem para entrar em faculdades particulares. Para isso, porém, é necessário que eles tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas ou em escolas particulares com 100% de desconto na mensalidade. 

Leia também: Melhores aplicativos para beber água (Android e iPhone)

Gostou desse conteúdo? Então, continue lendo o Work News!

Posts relacionados
Como aumentar o som do celular
Como aumentar o som do celular Você já se frustrou com o som do celular mais baixo do que gostaria
Limpar memória do celular: Aplicativos grátis
Limpar memória do celular: Aplicativos grátis Limpar a memória do celular, mantendo-o organizado, é algo que
Tem como fazer raio-X com celular? Aplicativos grátis
Tem como fazer raio-X com celular? Aplicativos grátis Quem diria que uma tecnologia tão séria poderia se transformar em
Como ver os canais de televisão no celular grátis
Como ver os canais de televisão no celular grátis Você costuma assistir televisão no celular? Está aí uma

Work News © 2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Facebook, Inc.