Publicidade

Saiba como consultar o RENAVAM pela placa

Redação   |   20-05-2024   |   Notícias

Quando compramos um carro usado ou um carro seminovo, é muito importante verificar toda a documentação. E para saber se o carro está de acordo com as regulamentações é preciso sempre verificar se o Renavam está correto e se não possui nenhuma pendência. Isso porque quando um motorista é parado em  qualquer tipo de operação policial ou uma blitz, é preciso apresentar este registro em mãos.

Por isso, confira no conteúdo todas as informações sobre o Renavam, como funciona e como consultar esse registro apenas utilizando a placa do veículo!

Publicidade

Confira mais informações sobre o RENAVAM e como consultar pela placa

O Registro Nacional de Veículos Automotores mais conhecido como Renavam, serve como um sistema criado pelo Serpro para registrar os veículos no Brasil. Esse registro é feito pelo DETRAN de cada região e centralizado pela unidade Denatran.

Por isso, o número do Renavam pode ser localizado em um documento que serve como um registro do veículo e caso uma blitz pare o motorista, ele deve apresentar esse documento junto com a carteira de motorista, para o policial verificar se constam dívidas e multas em atraso.

 

Dessa forma, tendo essa numeração em mãos, é possível consultar todos os dados de um veículo praticamente, assim como as pendências e multas, também é possível consultar o DPVAT, IPVA, mudanças de proprietário, emplacamento e todos os detalhes físicos de um veículo.

Por esse motivo, o Renavam pode ser considerado basicamente como o RG, CPF e certidão de nascimento de um veículo e todo o seu histórico de antigos e novos proprietários, assim como todas as multas que o proprietário já levou.

Como faço para consultar o RENAVAM pela placa?

Para consultar o Renavam pela placa, é preciso acessar o site do DETRAN da sua região e informar seus dados em um formulário. Mas é importante lembrar que apenas o proprietário do veículo pode ter acesso e conseguir responder todas as informações solicitadas.

Além disso, é preciso acessar o site, informar todos os dados do veículo e depois acessar a opção “Consultar” para ter acesso a todos os dados do Renavam.

Por exemplo, para quem mora em São Paulo, é possível acessar o site do DETRAN-SP, fazer um rápido cadastro e consultar todas as informações sobre o seu veículo. Através de uma consulta do Renavam pela placa, é possível também realizar a emissão de taxas de pagamento do licenciamento do DPVAT e do IPVA.

Portanto, para mais informações sobre como consultar Renavam de qualquer veículo por meio do número da placa, acesse o site do DETRAN da sua região ou entre em contato pelo telefone deste departamento.

Posts relacionados
Como se inscrever no programa The Wall 2022
Como se inscrever no programa The Wall 2022 Como se inscrever no programa The Wall 2022 apresentado por Luciano
Black Week; Veja 5 apps de cupons e descontos para compras
Black Week; Veja 5 apps de cupons e descontos para compras A Black Week, semana de grandes promoções, cupons e descontos,
Com apenas 26 anos, Cantora Marília Mendonça, morre após sofrer acidente de avião
Com apenas 26 anos, Cantora Marília Mendonça, morre após sofrer acidente de avião Cantora estava na aeronave para realizar show na cidade mineira
Procon notifica Samsung e Apple por smartphones sem carregador na caixa
Procon notifica Samsung e Apple por smartphones sem carregador na caixa Procon notifica e empresas poderão ser multadas por prática

Work News © 2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Facebook, Inc.