Publicidade

Como consultar o Renavam usando a placa do carro

Redação   |   20-05-2024   |   Curiosidades

Quando estamos negociando a compra de um carro seminovo, é importante verificar a procedência do veículo. Por isso, consultar às informações do veículo é fundamental.

No entanto, essas informações constam no site do Detran, e para acessar, é preciso identificar o número do Renavam. Porém, você sabia que também é possível consultar o histórico do veículo tendo apenas a placa do automóvel? 

É sobre isso que vamos tratar neste artigo. Por isso, leia até o fim para saber mais.

Publicidade

Saiba como consulta o Renavam usando a placa do seu carro

O Renavam ou Registro Nacional de Veículos Automotores funcionam como um sistema integrado, criado pelo Serpro, para registrar os veículos no Brasil.

A partir do Renavam é possível obter uma série de informações sobre o veículo como:

  1. Histórico de sinistros
  2. histórico de leilões
  3. Dívidas como IPVA e Multas de trânsito, entre outras informações.

Por isso, fazer uma boa pesquisa sobre o carro que você esteja negociando é tão fundamental, afinal, ninguém quer saber que a seguradora não aceita carros de leilão, por exemplo, justamente na hora em que mais se precisa de um.

Ou ainda, que o carro lindo e super em conta que você comprou não vai poder sair da garagem porque tem um multa altíssima no Detran. Ou até , que aquele carro que você pegou pra ajudar o amigo na verdade está com ordem de busca e apreensão por falta de pagamento das mensalidades do financiamento.

É por essas e outras que consultar o site do Detran é importante quando se compra um veículo usado. 

Mas afinal, como fazer se você tem apenas a placa do carro?

Imagem (Fonte: Google)

Como descobrir o número do Renavam?

Inicialmente, a forma mais simples e eficaz de obter esta numeração é solicitando ao vendedor. Esta é uma prática comum do mercado e que pode ser feita, sem maiores problemas.

Com posse desse documento, basta observar a numeração que consta no documento, o CRLV.

Agora, se por qualquer razão, não é possível solicitar mas você tem a placa do carro, basta entrar no site do DETRAN da sua região e informar seus dados em um formulário. 

Depois de preencher o formulário, é preciso acessar o site do Detran e informar os dados do veículo. Em seguida, é só clicar na opção “Consultar” para ter acesso a todos os dados do Renavam. 

Vale lembrar que cada Cidade possui um Detran responsável. Por exemplo, para aqueles que moram em São Paulo, é possível acessar o site do DETRAN-SP, fazer um rápido cadastro e consultar as informações sobre seu veículo. 

De uma forma simples e por meio de uma simples pesquisa, é possível consultar o Renavam pela placa, bem como realizar a emissão de taxas de pagamento do IPVA e licenciamento do DPVAT.

Assim que finalizar o cadastro, é só informar os dados da placa do carro para consultar o Renavam e verificar praticamente todas as informações de um veículo.

Posts relacionados
Apple Card: Saiba como fazer o pedido hoje
Apple Card: Saiba como fazer o pedido hoje Se você é cliente Apple e está sempre antenado com as novidades da
Cartão de crédito do Bank of America: como solicitar e muito mais
Cartão de crédito do Bank of America: como solicitar e muito mais Você já ouviu falar no Bank of America (BofA)? Quer saber mais
Relembre os programas de TV favoritos da nossa infância!
Relembre os programas de TV favoritos da nossa infância! Ah, que saudades daquela época em que a televisão aberta era a
Com apenas 16 anos, jovem supera Bolt em recorde de mais de 20 anos
Com apenas 16 anos, jovem supera Bolt em recorde de mais de 20 anos A Jamaica realmente tem do que se gabar, principalmente quando

Work News © 2023. Todos os textos são de propriedade intelectual deste site. As marcas comerciais, nomes e logotipos são de propriedade de suas respectivas empresas. Este site não faz parte do site do Facebook ou do Facebook, Inc. Este site não é patrocinado pelo Facebook. Facebook ™ é uma marca registrada da Facebook, Inc.